Resumo das páginas: 12, 13 e 14
Recreação
A recreação é um termo usado para descrever uma grande gama de atividades, incluindo participações na música, artes, artesanato, participação comunitária, clubes, esportes, jogos, caminhada e acampamento e a busca por passatempos. Através da recreação, o jogo ativa e desenvolve inúmeras habilidades nos jogadores, e algumas delas colaboram na aprendizagem de qualquer outro novo conhecimento, como: observar, identificar, comparar, classificar, analisar, estabelecer relações, elaborar hipóteses, inferir, etc. A antecipação, o planejamento, o uso de um método de ação, o emprego de formas de registro e de contagem, são procedimentos utilizados no jogo, também não desenvolvidos. O jogo também tem a função socializante, pois proporciona a interação que favorece a prática de atitudes importantes como: competir dentro de regras, saber respeitar a força do seu oponente, perceber o ponto de vista oposto ao seu e aprender com o outro é mais rápido e afetivo, pois é prazeroso.
Agente do Brincar
Os agentes do brincar são pessoas que tem conhecimento e competência e criam oportunidades para que as crianças brinquem de forma livre, exemplo: jovens, pais, educadores, profissionais, estudantes, voluntários de organização da sociedade civil, pessoas na terceira idade, etc. No ambiente adequado, as crianças farão escolhas acerca do que elas brincam e com quem brincam, nesse momento. Os que tiverem interesse, devem capacitar-se para sua ocupação, com predisposição para o desenvolvimento das relações interpessoais, da liderança, da comunicação, da criatividade, além de habilidades físicas, psicológicas e sociais necessárias para um bom desempenho.
Lazer e Descanso
As brincadeiras para crianças não são apenas diversão, são experimentos que conduzem ao aprendizado e a percepção do mundo. Em diferentes espaços da vida da criança, o descanso e o lazer são importes tanto para seu desenvolvimento quanto para a satisfação de necessidades básicas, como: nutrição, moradia, saúde e educação. Entretanto, o excesso de pressão para aquisição de conhecimento acadêmico formal com cronogramas rígidos e programas densos e super estruturados, vem provocando transtornos físicos e mentais nas crianças, impedindo o bom aproveitamento escolar. As crianças precisam de tempo e de espaço, longe de pressões ou obrigações, nesta importante fase de sua vida.
Referência:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/1990-1994/D99710.htm
Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/artigo-31-da-convencao-dos-direitos-da-crianca--o-brincar/

Comentários
Postar um comentário