Tema: Que escola somos?
Produto ou Cidadão?
A administração deve assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado, e tem como seu principal objetivo a formação e o aperfeiçoamento da equipe da empresa.
O Frederick W. Taylor, engenheiro, lançou o seu segundo livro em 1911, com novas ideias sobre administração de empresas e fábricas, que aumentariam a produtividade. Os métodos de Taylor inspiraram a linha de criação, aumentando a capacidade de produção das fábricas, que são usados até hoje, o Taylorismo, que é um sistema de gestão do trabalho, baseado em técnicas que devem aproveitar a mão de obra contratada.
Neste ponto do vídeo podemos perceber que vivemos em uma sociedade com modo capitalista de produção, logo nossas escolas também são, o que faz com que elas estejam mais preocupadas em aumentar suas matrículas para obter maior lucro do que para educar, ao invés de preparar um indivíduo para a sociedade elas estão os preparando para o mercado de trabalho.
A escola tem o mesmo objetivo das empresas, produzir a mais valia, lucro, logo o perfil de um bom administrador é enriquecer o empresário, por isso geram questões como:
Tudo é produto, e tudo pode ser vendido. E escola produz conhecimento, o conhecimento é produto? Se for, a escola é uma empresa?
Não, a escola não é uma empresa, os educadores não são gerentes e o conhecimento não é um produto material. É o contrário disso, pois o trabalhador é alguém livre e autônomo.
Vitor Paro e Lisete Arelaro pontuam os principais problemas de levar a escola para o modelo de administração de empresas capitalistas que visam apenas lucrar, e destacam que a escola deve focar na formação de pessoas, e não em criar produtos.
É extremamente necessário uma mudança no modo de administrar a escola, para que se tenha uma nova visão do aluno, de forma que ele não seja mais visto como produto e sim como um futuro cidadão, para então, começar a prepará-lo para a sociedade, afim de que ele vire um indivíduo crítico, ativo, de valores e princípios, autônomo e sobretudo, competente, afinal, as crianças são o futuro do mundo.
Referência:
D-26 - Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escolar.
Disponível em: https://youtu.be/qBcYm_1c1rg

Comentários
Postar um comentário