Pular para o conteúdo principal

Atividade 3 - Coordenação e Supervisão Pedagógica

 

Tema: Que escola somos? 

 Produto ou Cidadão? 


A administração deve assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado, e tem como seu principal objetivo a formação e o aperfeiçoamento da equipe da empresa. 


O Frederick W. Taylor, engenheiro, lançou o seu segundo livro em 1911, com novas ideias sobre administração de empresas e fábricas, que aumentariam a produtividade. Os métodos de Taylor inspiraram a linha de criação, aumentando a capacidade de produção das fábricas, que são usados até hoje, o Taylorismo, que é um sistema de gestão do trabalho, baseado em técnicas que devem aproveitar a mão de obra contratada.  


Neste ponto do vídeo podemos perceber que vivemos em uma sociedade com modo capitalista de produção, logo nossas escolas também são, o que faz com que elas estejam mais preocupadas em aumentar suas matrículas para obter maior lucro do que para educar, ao invés de preparar um indivíduo para a sociedade elas estão os preparando para o mercado de trabalho. 


A escola tem o mesmo objetivo das empresas, produzir a mais valia, lucro, logo o perfil de um bom administrador é enriquecer o empresário, por isso geram questões como: 

Tudo é produto, e tudo pode ser vendido. E escola produz conhecimento, o conhecimento é produto? Se for, a escola é uma empresa?  


Não, a escola não é uma empresa, os educadores não são gerentes e o conhecimento não é um produto material. É o contrário disso, pois o trabalhador é alguém livre e autônomo. 


Vitor Paro e Lisete Arelaro pontuam os principais problemas de levar a escola para o modelo de administração de empresas capitalistas que visam apenas lucrar, e destacam que a escola deve focar na formação de pessoas, e não em criar produtos. 


É extremamente necessário uma mudança no modo de administrar a escola, para que se tenha uma nova visão do aluno, de forma que ele não seja mais visto como produto e sim como um futuro cidadão, para então, começar a prepará-lo para a sociedade, afim de que ele vire um indivíduo crítico, ativo, de valores e princípios, autônomo e sobretudo, competente, afinal, as crianças são o futuro do mundo. 



Referência: 


D-26 - Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escolar.  


Disponível em: https://youtu.be/qBcYm_1c1rg 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 3 - Jogos e Brincadeiras

1. Quais fatores são relevantes para se caracterizar um jogo? R: Para Wallon são: afetividade, motricidade e inteligência. Ele enfatiza o papel da emoção nessa teoria, pois através dela são estabelecidos os vínculos afetivos. A afetividade está intimamente ligada a motricidade, como o que dá início ao desenvolvimento da ação do psicológico da criança. Ainda segundo ele, a aquisição motora se desempenha gradativamente o crescimento para o desenvolvimento individual, é através do corpo e da projeção motora que a criança define a primeira comunicação com o meio, por isso o brincar deve acontecer. 2. Quais são as quatro fases dos Jogos, de acordo Wallon? R: Jogos Funcionais: Caracterizados por realizar movimentos simples com o corpo,  por meio dos sentidos. A criança irá reconhecer o prazer em executar funções. Exemplos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons, dobrar os braços ou as pernas, entre outras. Jogos de Ficção: A ênfase será no “faz de conta”, na situaç...

Atividade 4 - Coordenação e Supervisão Pedagógica

Plano de Ação   Justificativa   O ato de planejar faz parte da história do ser humano pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Diversamente, no nosso cotidiano lidamos com situações que precisam de planejamento, mas nem sempre elas são delineadas em etapas concretas de ação,  ja  que fazem parte da rotina. Porém, para atividades que não fazem parte da nossa rotina, usamos o processo mais racional para alcançar os objetivos. ''O Planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das atividades humanas.'' (PADILHA.  2001 p.30).       Objetivos Gerais   - Promover atuação conjunta dos profissionais da instituição   - Desenvolver ações coletivas para superação de problemas   - Garantir uma educação de qualidade   Objetivos Específicos   Área de atendimento ao corpo docente:   - Auxiliar ...

Atividade 6 - Jogos e Brincadeiras

 1.  Aponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam, respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes: I-  Jogo de exercícios é a primeira forma de jogo que a criança conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo; tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento motor. II-  Jogo simbólicos é uma forma de jogo em que a criança faz de conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira de a criança comunicar ao outro aquilo que sente. III - Jogo de regras é caracterizado pelo conjunto de leis que é seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo estritamente social. a)  I- simbólico; II- de exercícios; III- de regras. b)  I- de regras; II-simbólico; Ill-de exercícios. c) I- d...